Memória de trabalho é a pequena quantidade de informações que podem ser mantidas acessíveis ou “lembradas” a serviço das atividades cognitivas.

Também conhecida como memória de curto prazo, ela desempenha um papel importante em decorrência de seu impacto na aprendizagem, compreensão da linguagem, raciocínio lógico, concatenação de ideias em narrativas e resolução de problemas.

Como estimular a memória das crianças?

Podemos estimular a memória de trabalho em crianças através dos jogos que sejam envolventes e adequados para sua faixa etária, que, além de garantir diversões em ambientes domiciliares (muito úteis nestes tempos de quarentena), podem ser grandes aliados para estimulação cerebral, melhorando a capacidade de foco, concentração, memória, raciocínio e consequentemente seu aprendizado.

Boas dicas para “estimular” a memória de trabalho em crianças por meio de atividades lúdico-cognitivas são através dos jogos, como Sudoku, caça-palavras, Genius, jogo da memória ou quebra-cabeças.

Kid playing with jigsaw Free Photo

Outra dica, envolvendo a memória de trabalho e a narrativa de eventos, é: quando contar uma história para uma criança ou depois de assistir juntos um filme, peça para que a criança reconte a história, primeiro em uma perspectiva geral (sem interrompê-la) e depois estimulando-a relembrar os detalhes.

Em resumo: a melhor forma de fortalecer a memória das crianças, é EXERCITANDO!

Experimente colocar essas dicas em prática durante este período de quarentena! Confira mais dicas de atividades para fazer em casa com as crianças em nosso perfil do Instagram.