Com o avanço da tecnologia, estamos cada vez mais consumindo itens que, graças a obsolescência programada (tática utilizada por fabricantes para forçar a compra de novos produtos, mesmo que os que você já tem estejam em perfeitas condições de uso), tem um tempo de vida útil reduzido, fazendo com que compremos com mais frequência.

Porém, você sabia que o lixo eletrônico, se descartado de maneira incorreta, traz danos irreversíveis ao meio ambiente?! Esse lixo é um tipo de lixo novo que necessita de estudo e medidas de políticas públicas para que o seu descarte não seja danoso para a sociedade e para a natureza.  Em sua maioria, os dispositivos eletroeletrônicos são descartados em lixos comuns, espaços abertos (não destinados a qualquer tipo de lixo) ou aterros sanitários.

Malefícios do lixo eletrônico

O lixo eletrônico pode causar câncer e outras doenças graves devido a sua composição com alguns metais pesados, pois tendem a causar tumores no futuro. A contaminação das águas e dos rios também é acentuada pelo descarte incorreto, agredindo lençóis freáticos que atingem diretamente a nossa qualidade de vida pois, diferentemente do lixo orgânico (que libera CO2 e se decompõe rapidamente), o lixo eletrônico tem caráter bioacumulativo.

Em 2019, o Brasil foi o quinto país que mais produziu lixo eletrônico. Você pode não ter percebido, mas tudo o que consumimos gera um impacto na natureza, principalmente os aparelhos e acessórios eletrônicos, como computadores, smartphones, baterias e pilhas.

Quais atitudes podem reduzir esse impacto?

  • Busque lixeiras com descarte de destinação correta. Algumas estão disponíveis em shoppings, lojas de celulares e supermercados.
  • Há coletores exclusivos para pilhas e baterias e outros que também aceitam aparelhos eletrônicos.


  • Se não encontrar lixeiras específicas para descarte eletrônico, deposite em lixeiras recicláveis.


  • Nunca jogue aparelhos elétricos em terrenos, pois os metais podem contaminar o solo.


    Vale a pena fazer um esforço para um consumo mais consciente e eficiente, isso inclui o descarte correto. Faça a sua parte!


    Se você curtiu esse conteúdo, não deixe de visitar o Instagram da Robô Ciência! Lá você encontra várias outras curiosidades, informações e notícias especiais sobre tecnologia!

Sobre o(a) autor(a): Robô Ciência

Compartilhe

Deixar um comentário

Artigos relacionados

Voltar para artigos