As férias chegaram! Apesar do descanso, as férias podem ficar entediantes depois de um tempo. O videogame já não chama tanta atenção, nada de legal nos serviços de streaming… O que fazer?

Preparamos algumas dicas para você que precisa encontrar atividades modernas e que estimulam a curiosidade em crianças que adoram tecnologia

Nesse texto você vai saber mais sobre os seguintes assuntos:

  • Leitura digital e audiobooks
  • Curta animado caseiro
  • Aprender algo novo nas férias

Leitura digital e audiobooks

Um homem adulto e um menino pretos estão sentados em um sofá lendo em um tablet branco. O pai usa uma camiseta quadriculada, o menino uma camiseta azul. No fundo, uma sala.

Apesar de possuirmos centenas de horas de conteúdo para assistir nos serviços de streaming, é normal que a nossa mente fique cansada após tanto entretenimento em audiovisual.

Se as crianças demonstram interesse pela leitura, opte por consumir o livro, quadrinho ou audiobook em um leitor digital! Você pode usar um e-reader (como o Kindle), seu smartphone, seu tablet e, claro, pelo computador.

Existem diversas maneiras de obter e consumir conteúdo das lojas digitais, então escolha a que funciona melhor para a sua família e divirta-se com a leitura.

Faça um curta animado em stop motion

Um homem adulto e um menino brancos estão sentados. O pai usa um laptop, o filho usa um smartphone. Ambos usam camisetas brancas.

Esta é uma atividade #CulturaMaker, onde podemos desenvolver todas as partes de um projeto. Nesse caso, a ideia é criar um curta animado com apenas alguns itens: 

  • Massinha de modelar
  • Smartphone com câmera
  • Aplicativo de edição de vídeo (sugestões: Stop Motion Studio, InShot ou KineMaster – todos com versão gratuita).
  • Muita imaginação e paciência.

Nessa atividade é preciso que a criança e o adulto trabalhem em equipe, sendo este um processo de criação muito divertido:

  1. Crie um título, roteiro e personagens para a história.
  2. Escolha um cenário com boa iluminação. A luz natural do sol é uma boa alternativa, caso você não tenha como usar luzes artificiais.
  3. Faça sequência de fotos mudando a posição dos personagens de acordo com o roteiro.
  4. Quando finalizar, acesse o aplicativo de edição escolhido!
  5. Cada aplicativo tem métodos diferentes de uso. Uma dica é buscar tutoriais básicos no YouTube que ajudem a entender como funciona o app.

Gostou da experiência? Se colocar o vídeo no YouTube, manda o link pra gente nos comentários!

Aprenda algo novo

Uma menina branca toca violão sentada em um sofá. Ela usa uma blusa azul e calça rosa. No fundo, uma estante com objetos.

Todos os dias deveríamos aprender algo novo. Imagine o quanto teríamos aprendido ao fim de um ano, não é? Essa dica é para quem é curioso(a) por natureza, adora uns desafios e não perde a chance de descobrir coisas novas. 

Você está sem inspiração? Confere a lista de ideias que preparamos pra você:

  • Aprenda a tocar um instrumento musical;
  • Tente aprender (ou melhorar) um novo idioma;
  • Escreva um conto ou poema;
  • Descubra um hobby inesperado;
  • Aprenda programação: no site code.org é possível encontrar cursos e materiais gratuitos para crianças e jovens. As faixas etárias recomendadas no site são 4 a 8 anos e 9 a 18 anos de idade. É preciso o suporte de um responsável, claro.

 

Quem disse que férias tem que ser sinônimo de preguiça, não é? Você tem alguma sugestão para a nossa lista? Deixe nos comentários!

Se você curtiu esse conteúdo, não deixe de visitar o Instagram da Robô Ciência! Lá você encontra várias outras curiosidades, informações e notícias especiais sobre tecnologia!