Há muitos anos, nós acabamos nos pegando em um pensamento de como seria a materialização de uma ideia. Já parou para pensar no quão legal seria poder imprimir qualquer figura que você desejasse? Hoje, com a tecnologia, isso se tornou possível.

A impressão 3D chegou para reavivar o mercado e trazer inúmeras novidades tanto para empresas quanto para as pessoas. Olhando todo o funcionamento do equipamento, realmente parece mágica. Se você quer aprender como funciona todo o processo, então continue a leitura!

O que é a impressão 3D?

 importância da impressão 3D

Para explicar de uma maneira mais simples, a impressão 3D funciona, basicamente, como a materialização de ideias.Quando criamos um projeto, é comum que tenhamos em mãos toda a sua estrutura de funcionamento em todos os detalhes necessários para o funcionamento. Dessa maneira, a impressora 3D fará com que aquilo se torne possível e tangível.

Todo o processo começa por meio de um computador. Os moldes são apresentados e, assim, é possível fazer o desenho escolhido que sairá em seu formato físico. Em seguida, é necessário colocar a matéria-prima na impressora, seja papel, borracha, metal ou outros materiais de sua escolha.

A impressão 3D será feita camada por camada e de baixo para cima. Então, pode ser que o processo como um todo leve alguns minutos, ou até horas, para ser concluído.

Benefícios de uma impressão 3D

 importância da impressão 3D

Assim como qualquer um dos métodos que seja inventado na atualidade, a impressão 3D também apresenta os seus pontos positivos. Muito embora ainda seja um meio pouco acessível, pode ser uma opção mais do que viável para empresas de todo o mundo.

Abaixo, confira a lista dos benefícios da máquina.

Fim do desperdício

Diferente de muitos métodos de produção encontrados por aí, a impressão 3D evita, ao máximo, desperdiçar qualquer que seja o material. Na composição de um objeto, só é utilizado o necessário para que haja um resultado final. Dessa maneira, conseguimos reduzir a quantidade de lixo nos mares.

Outro grande ponto que contribui para este fator é a questão da produção em série. Dessa maneira, vários objetos ou peças podem ser produzidos de uma única vez, utilizando uma mesma quantidade de material.

Customização

Além de ser uma alternativa para a redução de consumo, a impressão 3D também possibilita uma maior qualidade para os objetos produzidos, além de fazer com que eles saiam exatamente da maneira como foram planejados. Basta fazer as adaptações necessárias no próprio projeto do computador.

Inovação

Diante de um cenário de mercado tão competitivo, muitas empresas precisam saber a melhor maneira de inovar. Com peças facilmente customizadas e com materiais de boa qualidade, isso não fica nada difícil.

A acessibilidade por trás da impressão 3D

 importância da impressão 3D

Com o avanço da tecnologia e um maior investimento em impressoras 3D, principalmente em grandes empresas, a questão da acessibilidade também anda de mãos dadas com esse fator. Assim, fica cada vez mais fácil ajudar deficientes físicos a conseguirem uma nova prótese.

Com a qualidade de impressão, bem como dos materiais que são utilizados, os pequenos detalhes são inteiramente valorizados para criar próteses. Assim, pernas, braços e outros membros do corpo podem ser produzidos sem maiores dificuldades.

Diante de um cenário inovador e repleto de tecnologia, é impossível dizer que a impressão 3D não é útil. Ela ajuda as empresas a inovarem e ainda pode ajudar no desempenho de pessoas com deficiências físicas.

Gostou deste artigo? Não deixe de compartilhar para que mais pessoas conheçam essa forma de inovação tecnológica.

Sobre o(a) autor(a): Robô Ciência

Compartilhe

Deixar um comentário

Artigos relacionados

Voltar para artigos