5 Ferramentas Maker que Fazem Sucesso na Robô Ciência

/, Maker, Robô Ciência, Robótica/5 Ferramentas Maker que Fazem Sucesso na Robô Ciência

Com apenas 10 anos de existência a Robô Ciência já atua em mais de 100 escolas em todo o Brasil, introduzindo a robótica na formação de milhares de crianças e adolescentes. Esse êxito provém de metodologias de ensino próprias da Robô Ciência, dentre elas o uso de algumas ferramentas inovadoras.

São elas:

A IMPRESSORA 3D

Imagine só se um vaso caísse no chão e se partisse! Com uma impressora 3D em casa e dependendo do material do vaso isso não seria um problemão. Isso porque o que a impressora 3D faz é possibilitar a criação de um modelo tridimensional a partir da junção de sucessivas camadas de um mesmo material. O nome desse processo se dá por “fabricação aditiva” e é uma opção mais rápida, poderosa e fácil de se usar do que outras tecnologias de manufatura aditiva existentes.

MÁQUINA DE CORTE A LASER

Além da Impressora, a Robô Ciência também trabalha com outra novidade do mundo tecnológico, a máquina a laser! Já em uma linguagem científica, mas fácil de entender, um laser é nada mais do que partículas de luz (fótons) impulsionadas em corrente e que passam a emitir energia em forma de luz. Essa luz é agrupada em um feixe e assim nasce o “raio laser”. A máquina a laser é então usada para cortar os mais diversos materiais e é uma “mão-na-roda” na rotina da ciência robótica.

 

ARDUINO

O Arduino é uma plataforma eletrônica de código aberto, ou seja, qualquer um pode editá-la e melhorá-la. É baseada em hardwares e softwares fácies de usar, justamente para não deixa-la restrita a um seleto grupo de pessoas. Placas Arduino são capazes de ler entradas (como uma luz em um sensor ou um dedo num botão, por exemplo) e transformá-lo em uma saída (realizando alguma tarefa, como publicar algo online ou ligar um motor, por exemplo). A placa também reconhece comando de voz e você pode dar a elas instruções, usando a linguagem de programação Arduino (baseada em Fiação ) e o Software Arduino (IDE) , baseado em Processamento.

ROBÔ NAO

O NAO é um robô humanoide, capaz de cantar, dançar, andar e conversar. Fabricado pela francesa Aldebaran Robotics, é considerado como um dos mais avançados robôs da atualidade. O objetivo de sua criação é contribuir para o bem-estar da humanidade. Hoje, seu uso está vinculado ao ensino e pesquisa em Robótica e Inteligência Artificial, em instituições de todo o mundo, sobretudo em relação a interações sociais. O NAO, inclusive, é utilizado como ferramenta no diagnóstico de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) que apresentam, dentre diversos outros sintomas, dificuldades em socialização.

Com 57 cm de altura, o NAO é equipado com câmeras, microfones, autofalantes e vários sensores, o que o permite reconhecer face, voz e também expressar emoções, fazendo com que a programação da sua capacidade de interação esteja em constante evolução. A plataforma NAO vai do nível mais elementar, até o mais complexo, permitindo que seja utilizado como ferramenta de ensino e de aprendizagem com crianças, jovens e adultos.

LEGO MINDSTORMS

É como os clássicos bloquinhos de montar da Lego, só que, dessa vez, usados para montar robôs no computador! Classifica-se como uma plataforma de software voltada para programação de robôs ​​baseados em blocos de construção Lego . Desde sua criação já houve quatro gerações da plataforma Mindstorms: NXT, NXT 2.0 e EV3. Com cada liberação da plataforma, os recursos de motor e sensor foram expandidos. Atualmente algumas competições de robôs, como a FIRST Lego League e a World Robot Olympiad, utilizam a atualização mais recente dessa tecnologia em seus torneios.

 

By |2019-06-03T17:24:47+00:00maio 30, 2019|