5 grandes invenções que mudaram a Humanidade

/, Robô Ciência/5 grandes invenções que mudaram a Humanidade

As ideias movem o mundo.

Em diversos momentos da história da Humanidade, ao se deparar com uma questão simples, alguém precisou se debruçar e apresentar uma solução, que terminou por modificar, muitas vezes, a relação entre o homem e o mundo a sua volta.

Invenções que, a princípio, podiam ser vistas como banais resistem ao tempo e perduram até a Idade Contemporânea, estando presentes em cada parte do nosso dia-a-dia, seja solucionando problemas, seja agilizando ou aprimorando nossos modos de fazer.

Nesse sentido, em homenagem ao Dia do Inventor, comemorado em 04 de novembro,,  a Robô Ciência selecionou 5 invenções que deram um novo rumo à História. Confira:

  1. Corda: Utilizada desde a Idade da Pedra, quando eram feitas de fibras torcidas e reforçadas com um material resinoso. Aproximadamente 3 mil anos antes da era cristã, os egípcios já fabricavam cordas de algodão.
  2. Medidas de tempo: A divisão do dia entre manhã e noite, com base no Sol e na Lua, se deu a partir da observação do céu realizada pelo homem. Enquanto o movimento das sombras no chão provocado pelo Sol permitia a contagem das horas, a Lua mostrou como computar as semanas e os meses: o homem contava quantos dias durava cada fase da Lua e cada intervalo de 7 dias era chamado pelos romanos de “septimana”. Quando todos os períodos lunares chegavam ao fim, tinha-se 1 mês.
  3. Bússola: A bússola foi desenvolvida por volta do ano 2000 a.C. Os chineses foram os primeiros a detectar e estudar as propriedades magnéticas possuídas por alguns metais, utilizando-as como forma de se guiar por um terreno independentemente do posicionamento da Lua e do Sol.
  4. Motor a vapor: No final do século XVII, enis Papin e Thomas Savery, no final do século 17, desenvolveram os primeiros motores a vapor de uso prático; entretanto, a verdadeira revolução na área foi criada por Thomas Newcomen, em 1712: o motor de Newcomen. O próximo grande avanço ocorreu em 1769 pelas mãos de James Watt, que criou uma máquina com um condensador que minimizava as perdas de calor e que possuía outras finalidades, como propulsão de moinhos e tornos.
  5. Escrita: A escrita cuneiforme surgiu por volta do ano 4000 a.C., com os sumérios. Esses povos usavam placas de barro para cunhar sua escrita. Muito do conhecimento sobre esse período da História se deve a esses registros. A partir de então, o conhecimento passou a ser documentado e registrado, com os algarismos e a escrita.
By |2018-11-03T10:20:03+00:00novembro 3, 2018|