OBR: o acesso à robótica já é realidade para muitos jovens potiguares

/, Robótica/OBR: o acesso à robótica já é realidade para muitos jovens potiguares

Já imaginou ter a oportunidade de, desde cedo, construir robôs, programá-los e ainda competir com outros jovens cientistas? Para centenas de jovens em todo o Brasil isso já é uma realidade! A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma iniciativa pública e sem fins lucrativos que se consagrou ao longo do tempo como uma das olimpíadas científicas brasileiras mais importantes, elevando a robótica como tema central.

O objetivo da OBR é estimular os jovens às carreiras científico-tecnológica, promover debates e aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem brasileiro, além de descobrir e incentivar novos talentos nessa área – jovens cientistas e futuros líderes. Segundo Sarah Thomaz, coordenadora da OBR em Natal, por meio do evento, o aluno entra em contato com a tecnologia, que é uma realidade crescente no seu cotidiano. Em 2018, mais de 140.000 estudantes de todo país estiveram presentes nas etapas estaduais da Olimpíada, que terá a sua etapa nacional de 06 a 09 de novembro, em João Pessoa.

A Robô Ciência, empresa referência nacional quando o assunto é robótica educacional, participa da Olimpíada com muito entusiasmo. Para Alexandre Amaral, diretor da Robô Ciência, a participação no evento vai além da conquista de medalhas. “Nos importa a integração dos valores da escola no processo, como o estímulo à participação, trabalho coletivo e o desenvolvimento integral do estudante”, pontua.

A Robô Ciência foi a única escola potiguar a conquistar o título de campeã na etapa nacional da Olimpíada, em 2016, e participar da etapa internacional, na Alemanha. Destacam-se ainda as diversas conquistas em conjunto com as escolas parceiras em etapas estaduais, como Sergipe, onde os alunos conquistaram 12 medalhas, e Natal, que além dos prêmios de 2º e 3º lugar no nível 1, a empresa também conquistou 2º lugar e o título de melhor escola privada no nível 2.

Em depoimento, Priscila Griner, diretora da Casa Escola, afirma que, graças à parceria firmada, os alunos puderam se engajar e desenvolver o potencial, chegando à OBR – etapa Natal com muita confiança. Otávio Augusto, 2º lugar na OBR – etapa Natal, e aluno de escola parceira da Robô Ciência, confirma a importância do evento. “É uma oportunidade muito gratificante, através da qual, além de todo o aprendizado em robótica, conseguimos criar muitas amizades entre competidores, treinadores e juízes”, destaca.

 

By |2018-10-26T10:14:41+00:00outubro 26, 2018|